top of page

Um dia triste pra chamar de meu

Os anos que a vida sepultou

Mesmo tendo o presente como possibilidade e o futuro como previsível insisto em voltar ao passado, e neste exercício embriago-me em profunda nostalgia, alimentando meu sonho enrustido de Peter Pan. Se de fato a vida e uma escola demorei a perceber que esta por sua vez mata seus próprios alunos, não podendo fugir de tal constatação insisto em encara-la com tudo que ela tiver de bom ou de ruim. Faço conjecturas com meus pensamentos teso comentários dos quais me esquecerei com o passar do tempo, cá com meus botões ela se torna cada vez mais difícil quando nos aproximamos do topo. Você pode decidir caminhar sozinho se quiser chegar mais rápido, mas somente em boa companhia chegara mais longe, uma parte de nos ficou sepultada no passado. Lembro-me de rostos, cores, e sabores. Trago no peito marcas de alegrias dores e desamores, cada ano que passa pergunto a mim mesmo: a onde estão as paginas perdidas do livro de mim vida? Sei que nesta trama já assumi papeis importantes, mas também já fui mocinho bandido e coadjuvante  dera eu poder mais uma vez contracenar com amigos que já saíram de cena, e experimentar novamente sentimentos e emoções guardados em mim. Não quero confundir esperança com inoperância, desejo a cada dia incorporar este novo eu. Como quem encontra jazida de ouro ganhei nova fé, anseio em viver com os valores de reino em meu coração sem ter que tratar Deus como um meio em si mesmo, creio que o ato de congregar deve assumir novas conotações ao invés de tentar somente domesticar a vida, em maio ao desabrochar de um novo ano estou vivendo o presente, aguardando o futuro e olhando pra traz lembrando dos anos que a vida sepultou...

.Existe um gigante encalacrado dentro de mim, e por mais que tente não posso negar tal verdade, seu antagonismo ao querer divino tornou-se uma triste constatação. Tardiamente notei minha disposição em ceder a seus valores, não demorei a notar que querer não e poder. Ando por um caminho de Giletes de maneira consciente, tenho pena dos que idealizaram um viver sem percalços, Minha fé não nasceu de certezas, mas de duvidas. Só quem não consegue provar necessita crer, Nutri expectativas sobre o produto da semente, mesmo munido de grande prudência não demorei há encontrar joio em minha plantação. Lamento desapontar os que esperavam de mim um viver sem lombadas, mesmo reconhecendo os perigos de despir-me em praça publica insisto em fazê-lo. Já convivi entre mortos e feridos, já estendi a mão a quem não me quer bem, quando acumulei toneladas de frustração cogitei a possibilidade de um suicídio moral.  Hoje convivo com a realidade de minha fragilidade humana, percebo o quão destrutível pode ser o descaso pelo tempo presente, escolhas certas ou erradas sempre nos encontraram em um futuro não muito distante. Luto por tornar meus dias mais intensos, como paliativo decido dormir mais tarde, há brevidade da vida me conduz a ser cuidadoso comigo mesmos, por temer a onde estaria meu coração, defino novos critérios na escolha de meus tesouros. De nada adianta lutar contra o que somos de verdade, salvos pela inestimável graça, pecadores redimidos por mera gratidão, totalmente incapazes de dar a paga por tanto amor divino. Minha triste constatação me deixou entre poetas e profetas, conduziu-me a explorar minha forma mais abstrata de melancolia. Desprovido de minha funda não posso vencer este gigante como fez Davi a Golias, desta forma convivo com este mau, projetando para o porvir minha real! Libertação...

Se ti amasse como a mim.

Fé com sustentabilidade

Somente em ti encontrei verdades absolutas, somente em ti encontrei perdão incondicional. Minha adoração a e forma espontânea de dizer te amo, minhas duvidas são o clamor de minha alma pedindo ajuda, nossos momentos juntos me enchem de esperança e entusiasmo. Na intimidade as palavras são poucas, é que isto conforte minha anciã de te ouvir. Em minha fragilidade me acolheste, em minha relutância fostes paciente comigo. Quando o dia se tornou noite fiz de ti meu sol, quando a chuva regou a terra tornastes meu abrigo. Trago no peito tua lei, pois teu jugo e suave e teu fardo e leve. Sinto-me sem defesa diante de teu amor, corro de braços abertos pra tua graça, fostes bondoso em tua misericórdia, sábio em tua criação. Permita-me chegar mais perto, sentir teu toque, imaginar teu cheiro, embriagar-me em teu afago, sinto saudades do futuro, com tua ajuda continuo pavimentando meu passado. Como dói saber que sou capaz de te entristecer, como fico feliz pela possibilidade do perdão, em minha contemplação da vida me tornei filosofo, quando avistei a morte quis ser criança. Não demore em tocar-me de novo, tua presença me faz muito bem, mesmo sabendo que teremos um ao outro pra sempre eu gosto de passar tempo contigo. Obrigado por me avisar que no mundo eu passaria por aflições, hoje mais do que nunca sinto a necessidade de ter bom animo. Ensina-me a não confundir solidão com solitude, e ensina-me a viver com lucidez. Bom saber que tu esta comigo, sim bom saber que comigo tu estas.

Como um hospedeiro indesejado ele chega em hora inesperada, por mais ensinamento que  possa ter minha humanidade se nega a aprender. Sua capacidade em descolorir minha quarela traz espanto ao meu coração, pensei ser forte antes de provar o contrario, acreditei em minha disciplina, mas provei a fragilidade de minhas certezas. Hoje me pergunto até que ponto pode ser evitado quando trafega pela via de minhas escolhas, não podendo negar sua realidade abri mão de falsas onipotências. Se no passado comprei a ideia da religião, e de sua blindagem espiritual, agora quero um caminhar mais simples entre os homens. A noticia mas alvissareira do cristianismo não e a possibilidade do favor como forma de pagamento, mas da inquestionável graça disponível aos perversos de coração, dos quais sou o primeiro da lista. Em nossas muitas tentativas de suprir carências alheias, não permitimos o desabrochar de sobras em nosso interior, lutamos uma luta silenciosa escolhemos armas e táticas para evitar o inevitável. Se a ideia de um viver previsível nos fascina, como será então conviver com a realidade da dor sem prazo de validade. Quando ele chegar saberei que sou mais um em um bilhão que já passou por este caminho.

Devocionais

Minha triste constatação 

Se ti amasse como a mim mesmo. Palavras não machucariam tanto em um dia turbulento, meu sorriso não viria a prestações, lutaria contra toda displicência em meu olhar.

Se ti amasse como a mim mesmo. Não encontraria dificuldade em definir minhas prioridades, estaria perto detestando estar longe. 

Se ti amasse como a mim mesmo. Caminharia em paz em meu canteiro de perdão, estiaria bandeiras brancas em meio a conflitos. Deixaria para traz magoas antigas. 

Se ti amasse como a mim mesmo. Seria seu maior confidente, respeitaria sua dor sem logica, perderia o sono na esperança de estar bem.

Se ti amasse como a mim mesmo. Não permitira que o sol nascesse sobre minha ira, abriria mão de atear pedras, por perceber que também tenho teto de vidro.

Se ti amasse como a mim mesmo. Não ficaria surpreso à colher uvas em minha plantação, alegria faria parte do meu dia a dia. Em fim daria de ombros a monotonia.   

Se ti amasse como a mim mesmo. Carregaria você no lado esquerdo do peito, desenharia sol com pedra de construção para tornar melhor nosso dia, alegraríamos a Deus com nossas atitudes, pois a final de contas foi ele quem me pediu pra mar você como a mim mesmo...

Saberei agradecer a mão amiga em momento oportuno depois de vagar pelo corredor estreito da religião tive medo de me comportar como uma hiena diante da dor alheia. Hoje não tenho receio em dizer que engrossei a lista dos decepcionados com instituições, mas cada dia estou mais apaixonado por Deus. Meu crescente desdém por uma espiritualidade utilitária se renova a cada dia, embora o trem da humanidade tenha descarrilhado Deus conta com você para rescrever a Historia, e neste processo suas experiências podem evitar que você ande por um caminho de gilletes. Tudo deve ser medido agora, você nunca saberá se tem o suficiente, sem que antes saiba o tamanho de sua jornada, e ao contrario do que você pensa, ela ainda não acabou. John Philips olhando pela janela de sua casa em uma manhã de inverno, notou que por de baixo de finas camadas de neve avia lindas flores em estado adormecido, não estavam mortas, mas somente aguardando a hora certa de ressurgir. Deus esta acompanhado você nesta deliciosa e perigosa aventura de viver, ele não dourou a pílula e jamais nos iludiu, viver não e para amadores. Sua esperança jamais deve ser confundida com covardia, nem mesmo sua fé com um delírio, cristianismo não e a religião dos fracos como dizia Nietzsche, muito menos o opio do povo como declarou Karl Marx. Deus não compra o amor de suas criaturas como enfatizou Lúcifer, em Jó ele aprendeu sua lição de casa. Você deve meditar em todas estas coisas, somente não demore muito, pois a muito caminho a percorrer...

Depois de tantas decepções, corremos o risco de nos tornarmos duros de alma aprendemos guardar os poucos amigos que nos restam no lado esquerdo do peito, passamos a ver a fidelidade como uma virtude raríssima e nos sentimos endividados pelo amor gratuito. Depois de tantas decepções, passamos a dar de ombros ao seletívismos doentio de pessoas que sabem tratar bem os outros, mas escolhem quem merece sua atenção. Depois de tantas decepções, reconhecemos que o cristianismo não nos blindou pra vida, e que às vezes chorar e a coisa mais espiritual e ser feita. Depois de tantas decepções, passamos a olhar para Deus com menos cobranças religiosas notamos que ele abre as portas de sua casa como um hospedeiro que unge nossa cabeça com óleo e prepara uma mesa na presença do nosso inimigo. Depois de tantas decepções, passamos a valorizar as coisas simples da vida como um bom café da manhã com pão de queijo perto de quem a gente sente liberdade para rir e chorar deixamos de matar o tempo e queremos viver a vida com tudo o que ela tem de bom e de ruim. Você pode ter ficado triste por notar que na vida as rosas têm espinhos, mas depois de tantas decepções Vera que na verdade são os espinhos que tem as rosas.

Depois da Decepção

Um dia você aprende 

Um dia você aprende que ser feliz não significa ausência de infortúnios, pois na vida a dor não e opcional e item de serie. Um dia você aprende, que a pior tragédia na vida não e quando morremos, mas o que morre dentro de nos quando ainda estamos vivos. Aprende a colecionar sonhos como quem coleciona borboletas, em estojo de acrílico. Um dia você aprende que é no quarto escuro do medo, que revelamos nossos negativos. Um dia você aprende que não adianta se esconder de si mesmo, as mudanças devem ser feitas, e você pode começar agora. Um dia você aprende que cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos. Sim, um dia você aprende que não há nada melhor que o amor gratuito, e que deve existir um sentido mais profundo da palavra amizade. Você vai a prender que as desilusões podem até demorar, mas certamente iram chegar seja em pacotes grandes ou pequenos elas viram.   Um dia você aprende o valor que há nas pequenas coisas, então ira consagrar o cotidiano, e valorizar o futuro. Um dia destes você aprende, que mesmo estando triste com tudo e com todos Deus ama você, e nada pode alterar isto.Um dia você aprende que servir a ele e muito mais que ir a uma igreja evangélica, muitos mais que contribuições, servir a ele e permitir que ele viva através de você, ame através de você, cresça por seu intermédio.  Aprende que ele não nos colocou em uma redoma de vidro protegidos do dia mau, mas nos ensinou a viver sem dourar pírola existencial, sem mascaras. Não demora e você ira aprender, que não a nada de errado em chorar, por não entender seu presente momento, os maiores homens de fé já choraram como você, mas não desistiram. Um dia você aprende que há tempo pra tudo, e este pode ser o seu tempo de aprender .

Somente em Ti.

Quem insistiria em uma pessoa como eu...

Nos chagamos a uma fase da vida, onde não queremos mais repetir erros do passado, não queremos ser como a saudade que insisti em voltar a traz, queremos ir em frente. Mas às vezes somos obrigados a reconhecer que encontramos com nossos antigos erros em alguma esquina da vida, então pensamos: se errar faz parte do processo de aprender eu com minhas atitudes demonstro que continuo aprendendo. Agora com o coração ferido e arqueado pela culpa me pergunto: quem insistiria em uma pessoa como eu? Quem seria capaz de compreender tamanha fragilidade e relutância? Hoje receio ter me comportado como um homem, que não se assentou para calcular os gastos de sua torre, tornando-me assim escarneio para todos os que me assistiam. Como criança com lápis de coloris nas mãos, desejo ardentemente minha folha em branco para desenhar e colorir minha própria historia, e que desta vez meus campos tenham mais flores. Desenharei pessoas com o coração grande dentro do peito, pois aprendi que e na dor que o amor se agiganta. Quem caminharia ao lado de uma pessoa como eu? Com minhas crises existências, ousei a confessar que tenho medo, e não mais sustentar uma uni potencia religiosa, eu não tenho todas as respostas. Como Paulo, decidi ouvir minha consciência, então me lembrei dos momentos que passamos juntos, e de como tens disposição para caminhar com os contritos. Abri mão de ser teu profeta preferido, não sofro da síndrome de Elias ainda existem homens comprometidos com tua vontade. Quem amaria uma pessoa como eu? Pois encontrei vida nos salmos de Davi, mas também sabedoria nos textos de Clarice Lispector, fui da Historia Geral a Filosofia, deslumbrei-me com os quadros de Da vinte, não encontrei palavras para descrever a musica de Mozart, encantei-me com as composições de Bach. Mas nada, absolutamente nada! Comparam-se as horas que passo em tua presença.
Obrigado por:
Insistir em mim.
Andar ao meu lado.
Por amar uma pessoa como eu.

Desejo

Desisti de todas as tentativas de domesticar a vida, hoje sei que ela e desafiadora e inclemente. Agora, quero pensar em Deus com menos altivez. Quero falar de Deus sem exigências messiânicas, anseio por defender a sã doutrina. Desejo tão somente oferecer o ombro e abrir mão de minhas muitas explicações. Se no passado confundi entusiasmo com afobação, zelo com intolerância arrojo com precipitação, hoje tento uma caminhada mais simples diante de Deus e dos homens. Quero falar de Deus com mansidão. Sem reputação a defender, desisto do fascínio do sucesso, de ser aclamado pela multidão. Quero encarnar o significado mais profundo de estar crucificado com Cristo. Depois de tantos anos, ainda não me vesti da mesma atitude do meu Senhor, que se esvaziou para servir. Quero falar sobre bondade, essa rara e nobre virtude que transcende nossas ações para nos integrar ao agir de Deus. Quero fomentar uma espiritualidade de cozinha e não dos acadêmicos gelados. Desejo aprender lealdade na camaradagem da conversa solta e no riso farto, experimentar a alegria do reino de Deus. Depois de tudo, se conseguir teólogar com a ternura dos poetas e com a paixão dos profetas, completarei a minha carreira, tendo guardado fé.

Quem me dera, entender.

Você deveria saber. Amanhã e outro dia, e não há nada melhor que um dia após o outro, tornar intenso cada um deles e uma grande tarefa, mas somente assim eles terão sentido.

Você deveria saber. Há momentos que estar só se faz necessário, pois uma coletânea de pensamentos e como uma farmácia, onde encontramos remédios para nossos males.

Você deveria saber.  Perdemos muito tempo correndo atrás de valores efêmeros, não espere que lagrimas e tristezas lhe devolvam a consciência, não espere o sol se por para dizer “eu te amo” a quem se quer bem.

Você deveria saber. Não vale apena viver para que sua presença seja notada, viva de tal maneira para que sua falta seja sentida, deixe rastros, construa pontes, torne manhãs cinzentas em dias de sol.

Você deveria saber. Nem tudo que falam sobre você e verdade, sejam coisas boas ou ruins. Não queira construir uma reputação fundamentada sobre incoerências, seja apenas você. 

Você deveria saber. A tônica do Cristianismo, não reside em tornar o céu de brigadeiro, mas transformar o viver diário em uma força tarefa com Deus, mudando assim tudo em mim, é em minha volta. 
    
Você deveria saber. Muito mais sobre você, pois somente assim poderá entender um amor capaz de constranger, que mesmo sabendo que poderia te perder, ousou a crer, que pondo o filho a morrer, conquistaria você. Há quem me dera entender!

Oração Contemplativa.

Pai nosso. Em um tempo de profundo sectarismo religioso, a pluralidade da tua paternidade deve confortar os corações quebrantados, dos que são chamados pelo teu nome. Que esta nos céus. Aprendemos desde criança, por meio de orações singelas. Que tua habitação não seja sinônimo de distancia entre nós, mas da eterna grandeza de seus atributos. Santificado seja, teu nome. Por todos os que te amam, que por meu intermédio sejas louvado em todo tempo. Venha teu reino. Sobre mim, e ensina-nos a viver com lucidez, ensina-nos a guardar seus preceitos. Seja feita tua vontade. Entre os homens, os quais nutrem diariamente valores efêmeros. Rubem Alves estava certo quando disse: “sábios são os que sabem que vão morrer, e vivem como se fossem, tolos são os que sabem que vão morrer e vivem como se não fossem”. Na terra, como no céu. O antagonismo a tua vontade, demonstrou-se destrutivo desde o principio. Pois homens e anjos fizeram suas proprias escolhas. O pão nosso de cada dia. E a porção de seu amor que nos alimenta. Sua graça libertadora nos sustem. Tua misericórdia sem fronteiras nos ampara. Dai-nos hoje. Mais do que nunca bom animo, para vivermos em meio a um mundo que perdeu seu estado original. Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio. Perdoe nossas dividas. Porque não podemos negar nossa triste inclinação ao individualismo, não podemos ser bons por nos mesmos. Como perdoamos nossos devedores. Trata-nos Deus, então saberemos o que é estar no lugar alheio. Não deixa-nos cair em tentação. Mas ensina-nos a plantar boas sementes, que não sejamos ignorantes ao ponto de plantar cebolas, esperando colher uvas. Livra-nos do mau. Pois chegou o tempo que tu disseste: “por ser aumentar a maldade o amor de muitos se esfriou” os que vivem assim têm como máxima que não vale a pena fazer o bem. Mostra-nos que em ti reside nossa recompensa. Teu e o reino senhor, e nos convidaste a fazer parte dele. O Poder. Por poder e luciferianismo. Mas poder para divulgar teu reino, sempre estará a nossa disposição. A gloria. E tua, e não este disposto a dividi-la com ninguém. Para sempre. Quero estar contigo. Fiz de ti minha vida, e de teu livro minha lei. A mém. E verdade meu amigo, que assim seja.

Felicidade ate que enfim...

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá á falência. Há muitas pessoas que precisam e trocem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas ter jubilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da própria historia. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo, e ter coragem para ouvir um não mesmo esperando um sim. É ter segurança para receber uma critica, mesmo injusta, é deixar a criança livre alegre e simples que mora dentro de cada um de nó, devemos ter maturidade para falar eu errei, e ousadia para dizer perdoa-me, ter sensibilidade para expressar eu preciso de você, capacidade de dizer eu te amo. E quando você errar o caminho recomece, pois assim você descobrira que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lagrimas para irrigar a tolerância. Usar as falhas para lapidar o caratê. Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama, nunca desista de ser feliz.

Contentamento

De que mais carece o ser humano senão de um olhar que não o condene, principalmente no momento tenebroso em que se sente arqueado de culpa, e que lhe devolva a sensação de saber-se acolhido por pura gratuidade, sem pedir explicações deixando-o pleno de paz, sem cobrar nada.

De que mais carece o ser humano senão de um ombro que se ofereça para dividir a carga, de um parceiro que não considere a ajuda um sacrifício, e que ao caminhar ao lado desse amigo possa dizer que sua companhia e mais valiosa que uma jazida de ouro.

De que mais carece o ser humano senão de um irmão que lhe estenda a mão no corredor escuro, quando as opções se mostrarem arriscadas basta que ele diga.
“Vamos tentar acertar uma dessas portas, não importa o quanto erramos”
e desaparecera o medo dos labirintos, das armadilhas, das setas malignas.

De que mais carece o ser humano senão de um ouvido para desabafar ele se sentira feliz em encontrar o confidente que não precisa responder, mas, calado que esquecer. Sim um amigo com anciã para nunca alegar inconveniências antigas, não cobrar o porque das insensibilidades despercebidas, um teimoso que deseja continuar ao lado mesmo quando não for chamado.

De que mais carece o ser humano senão de poesia para faze-lo vivenciar  linguagem criadora do universo, somente o poema vai faze-lo vagar pelos sentimentos indivisíveis do artista e sofrer com a angustia do profeta. Só a beleza da palavra e pão.

De que mais carece o ser humano senão de colo para deitar-se e sentir-se amada. Todos carregam uma enorme nostalgia do aconchego uterino, todos desejam retornar ao ninho primordial para poder orar a Deus que também e mãe.

De que mais carece o ser humano senão de dormir profundamente e sonhar atravessar o deserto do silencio ate aprender a ama-lo, no descanso profundo e total, dialogar com a eternidade, vaga e misteriosa, ate perder o medo da solidão e encontrar Deus.

De que mais carece o ser humano senão de um Salvador que se pareça com um cordeiro
Que tenha amor incondicional e queira se relacionar conosco.

Eu tentei, mas não posso mais negar

Não posso mais negar. Que viver neste mundo tem se tornado cada dia mais difícil, e que por vezes somos pegos pelo medo do porvir.

Não posso mais negar. A decepção e algo real e inevitável na vida do ser humano, pois vivemos em uma sociedade que cobra stetica e não ética, onde valores como amor, e perdão se tornaram discurso de fracos, perderam sua verdadeira essência.

Não posso mais negar. O cristianismo não nos blindou pra vida, pneus de carro ainda furam, somos destratados em hospitais, enfrentamos filas para matricular nossos filhos em escolas publicas.

Não posso mais negar. A momentos na vida que não queremos falar com ninguém, abrimos mão de nossas uni potências religiosas e consagramos o cotidiano. 

Não posso mais negar. Quero voltar às raízes judaicas de nossa fé, não agüento mais ouvir sermões sem vida! Que são capazes de atrair seguidores, mas não formão discípulos.

Não posso mais negar. A muitas igrejas que tem se tornado balcões de negócios, e seus membros meros clientes desesperados em busca das ultimas promoções.

Não posso mais negar. Quero viver a vida sem mascaras, estar perto de quem se ama ter os valores do reino em meu coração, poder dizer que estou triste, sem ser taxado de estar possesso.  

Não posso mais negar. Passamos os dias idealizando a futuro e deixamos de nos comportarmos como peregrino.

Não posso mais negar. Vivemos em um mundo capitalista, que nos julga pela cor de nossa pele, por nossa condição financeira, pela roupa que vestimos, menos pelo nosso caráter.

Não posso mais negar. Me sinto grato pelo amor gratuito, pela amizade sem cobranças, pelo favor que não cobra nada em troca, dou de ombros para o seletivismo doentio, de pessoas que sabem tratar bem os outros,  mas escolhem  quem merece sua atenção. 

Não posso mais negar. Precisamos de uma fé com menos entusiasmos e mais racionalidade, quando Jesus falou a seus discípulos que estava prestes a ser entregue por eles, Pedro logo declarou: Mestre eu te seguirei para onde o senhor for, mas semanas depois fora do ambiente religioso o negou três vezes. Deus não se impressiona com nossas manifestações exteriores de fé, mas o que agrada de verdade e o quanto de sua palavra e incorporada em nosso viver diário.

Vivemos muito tempo tentando negar coisas como estas, mas a grande verdade e que não da mais para negar. Deus tem nos chamado para vivermos um cristianismo sem mascaras, que não negligencias nossas fraquezas humanas, que tem o amor por fundamento, e a verdade como principio, que se compadeça das crianças do Afeganistão, dos descamisados da África, e dos famintos do nosso sertão, que rompa as grades da religião e viva as boas novas de Jesus de Nazaré, não quero ser dogmático, mas quero viver vida sem dourar a pirola existencial. Deus quer que venhamos
obedecê-lo não por barganha, ou para nos sentirmos mais amados por ele, mas pelo desejo ardente no coração de ter comunhão com ele. Que Deus te abençoe.

Paradoxal

Hoje me considero paradoxal em minhas convicções, deve vir daí meu crescente desdém por uma espiritualidade racional e dogmática. Já não quero repetir verdades alheias e nem me especializar em pormenores bíblicos. Não creio que o evangelho de Jesus careça de mais detalhamento técnico ou que os crentes munidos de milhares de comentários bíblicos, saibam particularizar minuciosamente o texto sagrado. Precisamos de menos lucidez teológica e mais vida. O barco evangélico faz água com sucessivos escândalos éticos a sociedade brasileira se escandaliza com os porões do poder religioso, o braço de lei se estende na direção de lideres que pesados na balança são achados em falta. Anseio por outra igreja, pois esta e semelhante com a geração que saiu do Egito, sinto que esta não cumprira o propósito de Deus. Anseio ver emergir uma nova comunidade crista sem ufanismos. Desejo ver crentes vivendo de forma singela, procurando vestir os nus, visitando os enfermos, alimentado os famintos e anunciando aos pobres que chegou o reino de Deus. Espero pelo dia em que se tornarão ridículas as afirmações mercadológicas prometendo explosão de milagres. Anseio por uma espiritualidade com menos espetáculo. Desejo que o culto deixe de ser um show, e que não precisemos de holofotes com produções mirabolantes para adorar a Jesus de Nazaré. O cristianismo não necessita de que os pastores sejam artistas, e os adoradores, estrelas do entretenimento. Jesus iniciou seu ministério com pescadores e donas de casa, quanto mais bem produzidos comercialmente se tornarem nossos cultos, mais distantes nos encontraremos das raízes judaicas de nossa fé. Anseio por uma espiritualidade comunitária. Desejo que nossas igrejas deixem de ser balcões de serviços religiosos e voltem a ser espaços de relacionamentos verdadeiros. Os crentes não podem ser tratados como clientes, e nem as igrejas como meras provedoras de ajuda espiritual. A fé crista não se alicerça em funcionalidade, mas em intimidade. Pastores e lideres precisam parar de ensinar técnicas de como conseguir bênçãos e passar a falar do amor de Deus. Anseio por comportamentos menos infantis dos crentes a maioria quer se relacionar com Deus com o intuito de levar vantagem. Trago isto no peito, sei que corro o risco de ser mal interpretado mais viver a vida sem correr riscos e inevitável.

Certa vez um profeta e seu discípulo, estando em viagem pediram pousada em uma das residências que encontraram ao longo do caminho. Na hora do jantar, foi-lhe servido como alimentação apenas um copo de leite. Era a única coisa que o dono da casa tinha para oferecer, embora todos que ali moravam fossem pessoas saudáveis, tanto os pais como os filhos. A terra era boa, tinha bastante área para plantio, porém a família nada cultivava. Em toda a terra possuíam apenas uma vaca leiteira, de onde vinha o leite que sustentava toda a família. Pela manhã o profeta e o discípulo levantaram, agradeceram à hospedagem e continuaram a viagem. Um pouco adiante da casa, viram que a vaca pastava á beira de um precipício. O profeta então ordenou ao discípulo: Vá até ali e empurre a vaca para o penhasco. O discípulo inicialmente relutou, mas como era obediente a seu mestre fez o que o profeta mandara e empurrou a vaca no precipício. A vaca morreu na queda e o discípulo ficou bastante consternado. Alguns anos se passaram e o profeta e o discípulo voltaram novamente àquela região e novamente pediram pousada na mesma casa. Observaram, imediatamente, que alguma coisa havia mudado naquela família. Já se viam plantações ao redor da casa, animais pastavam no terreno, todos se movimentavam e ocupavam-se com algumas tarefas. Na hora do jantar, lhes foi servida uma comida excelente, preparada com os alimentos colhidos da própria terra, o que motivo de orgulho para todos. Pela manhã, profeta e o discípulo despediram-se da família e continuaram a viagem.

Esta parábola traz com sigo um ensinamento muito importante, de que mudar de hábitos exige sacrifício. Mas o que e um hábito? Uma boa definição para isto seria
(hábito e tudo aquilo que aprendemos por freqüente repetição) você já notou que temos bons e maus hábitos na vida, uma vez que sabemos que o habito e o produto e a repetição o processo, temos que aprender a sujeitar nossa alma no altar da palavra de Deus, pois a um atributo nela que muitos desconhecem, sabe qual e? Nossa alma e capaz de se tornar na quilo que  mais ha submetemos. A família desta parábola se submeteu por muito tempo a uma única forma de adquirir seu sustendo, mas com o passar dos anos eles desenvolveram um habito, e justamente este habito limitou toda família, para viver uma vida diferente. O profeta fez algo radical para que eles pudessem explorar tudo que estava em sua volta. Eu costumo dizer que um dos papeis da mensagem de Jesus e nos levar a desaprender, talvez você tenha notado que em sua vida a muitos hábitos que precisão ser retirados, que já estão ai por muito tempo e quem sabe esta não e a hora de empurrar esta vaca no precipício, para que possa viver uma vida livre para gloria de Deus.

Mudar Hábitos, exige sacrificio

Minha prece

Dê-me uma biblioteca em profundo silencio. Dê-me uma neblina espessa na madrugada. Dê-me um ombro para chorar. Dê-me um soneto com versos viscerais. Dê-me pássaros desengaiolados. Dê-me uma caverna com estalactite. Dê-me velas com cheiro de canela. Dê-me as lagrimas das mães do Congo. Dê-me um alvorecer de pescador. Dê-me a tragédia das Operas. Dê-me o lamento do sax. Dê-me um córrego de águas claras.
Dê-me uma catedral com sinos a dobrar. Dê-me um céu sem lua e sem nuvens. Dê-me um feriado na segunda-feira. Dê-me um mundo enorme, do jeito que eu enxergava quando menino. Dê-me a cadeira de balanço ao lado do ancião. Dê-me a gargalhada dos bebes. Dê-me a chance de pedir a benção do papai e ouvir pela ultima vez: Deus te abençoe, meu filho. Dê-me uma conversa de calçada de, pois do culto. Dê-me a colcha de crochê da mulher triste. Dê-me o cheiro de café no bule. Dê-me a Bíblia da adolescência. Dê-me as aulas de datilografia com intermináveis asdfg. Dê-me o campinho onde fui estrela de um futebol sem platéia. Dê-me o gosto acido das frutas verdes, pegadas com estilingue. Dê-me o barulho da rede embalando meu sono. Dê-me o assombro de perceber que alguém me acompanha de perto. Dê-me a camiseta branca do ultimo dia de aula. Dê-me o caderno de perguntas com suas incríveis descobertas. Dê-me minha caixa de brinquedos com minhas bolinhas de gude. Talvez não tenha percebido, mas acabamos de fazer uma retrospectiva da vida. Lembro-me de ouvir alguém me dizer: Deus nos libertou de um passado de horror! Isto e verdade? Sim, em partes, pois Deus nos libertou de todo poder do pecado, mas a lembranças que trazemos no peito, de coisas que temos saudades, de um tempo que não volta mais, de fato não existe vida eterna sem Deus, e encontra-lo foi a melhor coisa de minha vida. A cada ano que se passa vemos nossos dias passarem um a um, como folhas de um livro que não para de ser escrito, e em todo este processo vale a pena rever as primeiras paginas.

Faça Valer Apena

Faça valer a pena, cada novo dia, pois eles são oportunidades dadas por Deus, para recomeçarmos o que for preciso.
  Faça valer a pena estar com quem se ama, pois o amor nunca será egoísta, mas sempre nos levara a compartilhar.
  Faça valer a pena, uma boa leitura Bíblica, com uma caneca de chocolate quente do lado, sem preocupar-se com as horas, pois a Deus pertence o amanhã.
  Faça valer a pena, o prazer do que o dinheiro pode comprar,desde que não se perca o que ele não compra.
  Faça valer à pena, as pequenas oportunidades que Deus te da, pois você pode estar sendo preparado para coisas grandes, à construção de uma casa nunca iniciasse pela parte superior, mas pelo alicerce.
  Faça valer a pena, os dias em que à coisa mais espiritual que nos aparenta a ser feita, e deitar e chorar junto ao travesseiro, isto demonstra que o fato de você ter se tornado cristão, não alterou sua humanidade, Deus te entende!
  Faça valer a pena, continuar sonhando ainda que todos tenham desistido Você pode se tornar um contador de historias.
  Faça valer a pena, ir a uma igreja evangélica, ainda que muitos a confundam com qualquer outro lugar menos com uma igreja.
  Faça valer a pena, ter uma fé que não se explica em palavra, mas se torna conhecida em ações.
  Faça valer a pena, aqueles bons momentos com os amigos após o culto a onde uns querem pizza e outros café com leite, e verdade eles podem não concordar em tudo, mas são seus amigos aprenda cultiva-los sem que isso tenha como “slogan” acesso restrito.

Esperando respostas

Talvez o aspecto mais misterioso da oração seja a reação do Senhor. Como ele responderá ás nossas oração? Ás vezes, não da maneira como esperamos. Ou então ela não chega e nós ficamos a imaginar o porquê . Ou talvez ficamos indiferentes á resposta por não termos consciência de como o Senhor pretende trabalhar em nossa vida. Enquanto esperamos em Deus, não há nada que possamos fazer além de imaginar quando e como ele respondera, ou por que ele o fez de determinado modo. Nesse momento, precisamos nos lembrar que a sabedoria e o amor de Deus são perfeitos. Quando oramos, devemos renunciar ás preocupações e entrega lãs nas mãos dele, infinitamente mais capazes que as nossas, Muitas vezes as respostas mais cheias de significados e importantes não são as mais rápidas. A oração demorará mais em sua jornada quando maior for o peso do carregamento de bênçãos que traz para nós. Respostas demoradas não são apenas provações á fé elas nos dão a oportunidade de honrar a Deus com nossa firme confiança nele sob a aparência de rejeição. As respostas de Deus nunca chegam cedo nem tarde demais, e quando elas se cumprirem você pode não gostar da resposta, mas jamais poderá dizer que ele não respondeu segundo a sua vontade.

O velho e o Mar.

O velho e o mar foi um dos últimos livros do escritor americano Ernest Heminbway alguns o consideram sua obra prima, pois lhe rendeu o premio Pullitzer e foi decisivo para que o autor ganhasse o Premio Nobel . com uma narrativa simples Heminbway conta a historia de Santiago, um cubano que se sentiu desafiado a voltar a pescar a os 84 anos de idade. Como passara a vida no mar, o velho queria provar seu vigor aos mais jovens e como era conhecedor dos segredos do oficio, Santiago lançou-se numa empreitada audaciosa: fisgar o maior peixe de sua vida. Não foi fácil.depois de amargar dias sem comer, quase cego pelo sol, finalmente pegou um peixe de mais de cinco metros. A batalha foi ferrenha, mas o velho perseverou e venceu. Amarrou o peixe morto ao lado do barco e iniciou seu retorno. A volta porem foi decepcionante. Tubarões atacaram e comeram seu troféu- no caso o peixe. Quando Santiago finalmente chegou á praia só tinha um esqueleto para mostrar aos jovens. Seu projeto de vida havia se reduzido a nada. Viver a vida sem um ideal e o mesmo que estar em uma canoa sem remos, mas não basta ter um ideal na vida, pois muitas pessoas fazem como Santiago idealizam algo na vida e quando chegam ao final dela percebem que não tem todo aquele esplendor do inicial, gostaria de ministrar sobre você esta palavra, se tiver que viver a vida, viva em toda sua intensidade mas jamais se esqueça que um dia ela chegara ao final, e você terá que olhar para ver os resultados de suas escolhas, pois uma vez que a semente foi plantada só nos resta colher os frutos sejam eles bons ou ruins que Deus nos abençoe.

As bem aventuranças

Algumas virtudes são filhas bastardas. Ninguém dá muita bola para elas, permitindo que mofem no rol das verdades que não se conectam á vida normal. São consideradas práticas reservadas aos mosteiros, ou a quem ambiciona ser canonizado. Quem, num mundo como o atual, gostaria de ser mansa, essa virtude que soa como fraqueza, falta de consistência ou incapaz? Os muito machos não desejam ser mansos porque evitam parecer afeminados. As mulheres não toleram a sugestão de ser mansas porque suspeitam que exista por detrás de tal proposta uma ideologia para reforçar a secular dominação patriarcal sobre elas. Convém procurar desmistificar o que seja mansidão. A raiz da palavra descreve apenas uma pessoa simples, humilde ou gentil. Manso é quem não conquista nada pela violência e que, em seus projetos pessoais, mostra-se cuidadoso com o próximo. As maiores ameaças á nossa humanidade estão ligadas ao poder e suas seduções. O poder nos torna arrogantes, frios, duros e inclementes. Somente a fragilidade nos torna dóceis, amáveis e de fácil relacionamento. Tornamo-nos raquíticos quando ambicionamos o poder, mas nos fortalecemos quando acolhemos o singelo. Os mansos são maleáveis, ensináveis e permitem o amadurecimento, enquanto a rigidez do poderoso o infantiliza. O simples pede: “fale, que eu quero crescer.” O soberbo afirma: “não preciso aprender mais nada.” A altivez gera afastamento, em quanto que a humildade nos capacita a conviver com o próximo. O orgulho nos impede de admitir que nosso irmão nos corrija. Assim estancamos e nunca amadurecemos. Quando crescemos em mansidão, aprendemos contentamento. Inúmeras tristezas nascem da frustração de sabermos que não possuímos o controle do nosso futuro; angustiados, somos levados a perceber que nossa felicidade flutua de acordo com as marés das circunstancias.
Só os mansos abrem mão de suas falsas onipotências.
Só os mansos aprenderam a navegar despreocupados pela existência.
Só os mansos estão dispostos a perder a vida.
Só os mansos herdarão a terra.
  

“Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” Mt 5,5.

Meu legado

Uma das poucas certezas que nos temos na vida, e que um dia todos nos iremos morrer, mas como e gostoso sentir o cheiro da chuva regar a terra, amigos que um dia conhecemos os professores do primário, as experiências que passamos tudo faz parte dela, sejam as dores ou as alegrias, as descobertas ou as percas. Lembro-me que uma das coisas que eu mais gostava em minha mocidade era os fins de tarde quando eu chegava do colégio jogava os cadernos encima da mesa e corria em direção a minha bicicleta, cada minuto parecia uma eternidade, as preocupações eram tardias, mas nos não podemos segurar o tempo, e quando olhamos para traz notamos que deixamos marcas nas pessoas, e fomos marcados também, cada um de nos tem a sua historia, pois ela e escrita com letras que não se apagam, alguns gostariam de voltar algumas folhas para corrigir erros de caligrafia, outros reconhecem que esqueceram alguns pontos, talvez a palavra escrita no parágrafo errado ou sentiu falta de uma outra que não foi inserida no texto, seja como for sempre estamos voltando folhas já escritas, quer um conselho, não vai adiantar muito ficar se martirizando pelo que já foi escrito, Deus quer que você saiba, que existem folhas em branco prontas para serem utilizadas por ele para ser escrita uma nova historia em sua vida, e não importa como ela tenha começado, ou como chegou a onde esta agora, ele tem poder para fazer novas todas às coisas em sua vida em nome de Jesus, se você crer não se desespere ai vem ele!

O amor por fundamento.

Como poderia me cansar de falar do amor de Deus, como um tema como este se tornaria fadoinho em minha vida, pois sempre que leio sua palavra me deparo com o amor de Cristo por nos. E interessante notarmos que muitas pessoas buscam a Deus para receber mais de seu poder, enquanto outras querem mais prosperidade em suas vidas, mas o que eles não sabem e que poder e prosperidade sem amor e destrutivo, talvez este seja o motivo de muitos ministérios naufragarem com a mesma velocidade com que começaram, você pode viver sua vida toda nesta terra e depois ir para o céu sem ter vivido um décimo da quilo que Deus tem para você, sabe porque? Porque nos buscamos algo em Deus sem saber exatamente o que e. Existe uma grande verdade que por muito tempo ficou escondida nos porões da religião, sabe qual e? Deus quer ser conhecido pelos seus filhos, eu disse conhecer Deus e não ter conhecimento sobre ele, pois de certa forma todos nos sejamos crentes ou não sabemos algo sobre Deus, mas o tipo de conhecimento que Deus quer que tenhamos não se consegue em uma sala de aula ou em um curso teológico, Deus só pode ser conhecido à medida que ele se revela. Quando Jesus esteve aqui ele disse que ele era o caminho para Deus, mas mesmo sabendo que Cristo e o único caminho que conduz a Deus nos somos tentados a buscar atalhos mais rápidos e que não nos cobre nado, não estou falando somente de salvação, mas também de intimidade que e o segundo passo nesta caminhada, a religião mentiu quando declarou que se nos andássemos “certinho” como manda a Bíblia Deus iria nos amar mais, mas isto não e verdade! Hoje e comum ver pessoas indo às igrejas querendo saber o que podem fazer para se sentirem mais amados por Deus, como resposta seus lideres passam uma lista de regras das quais eles não podem falhar em um único parágrafo, com isto eles recebem as pás e as enxadas e se preparam para mais uma semana de escavação religiosa em busca da felicidade, mas o que estas pessoas não sabem e que o amor de Deus não esta vinculado a nossa justiça, ou muito menos ao nível de nossa obediência, pelo contrario a Bíblia diz em (Rm 5.8: Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores). Aleluia! Isto quer dizer que quando nos não estávamos na luz o amor de Deus já avia sido revelado por nos, mas se o amor de Deus por min não esta diretamente ligado a minha obediência, porque razão devemos obedecer? Porque uma coisa e Deus amar você, e outra coisa e Deus manifestar seu amor, vou dar um exemplo mais fácil para você entender: Digamos que um pai tenha um filho, o qual ele ama muito mas este filho esta em um outro pais, o fato de eles estarem distantes um do outro não diz que o pai não tenha amor pelo filho, mas ele esta impossibilitado de manifestar este amor pela distância entre os dois, a verdade e que Deus sempre nos amou mesmo quando nos não queríamos nada com ele e estávamos afastados pelo pecado, mesmo assim ele já nos amava, porem quando Jesus foi morto na cruz a distancia entre o homem pecador e um Deus santo foi quebrada, e hoje quando nos aceitamos seu sacrifício Deus não somente me ama, mas pode manifestar seu amor por min, pois quando nos obedecemos o chamado de Deus para crer nele isto libera sua graça, é justamente esta graça e a manifestação de seu amor por nos, agora sabendo disto procure ir a igreja não para saber como ele pode amar mais você pois ele não pode nos amar mais do que ele já nos ama, mas você pode receber mais de seu amor através da adoração em espírito e em verdade

Davi Marcos

bottom of page